Grandes Artistas

Salvador Dalí
Dalí pintando o
''Rosto da Guerra''
em 1940 
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade espanhola de Figueres (Catalunha). Foi um dos mais importantes artistas plásticos (pintor e escultor) surrealistas da Espanha.

Vida do artista, fases e estilo 

Desde a infância, Dalí demonstrou interesse pelas artes plásticas. No ano de 1921, entrou para a Escola de Belas Artes de São Fernando, localizada na cidade de Madri. Porém, em 1926, foi expulso desta instituição, pois afirmava que ninguém era suficientemente competente para o avaliar.

Nesta fase da vida, conviveu com vários cineastas, artistas e escritores famosos, tais como: Luis Bruñel, Rafael Alberti e Frederico Garcia Lorca.


Em 1929, viajou para Paris e conheceu
Pablo Picasso, artista que muito influenciou a produção artística de Dalí. No ano seguinte, começou a fazer parte do movimento artístico conhecido como surrealismo.

A década de 1930 foi um período de grande produção artística de Dali. Nesta fase, o artista representava imagens do cotidiano de uma forma inesperada e surpreendente. As cores vivas, a luminosidade e o brilho também marcaram o estilo artístico de Dali. Os trabalhos psicológicos de
Freud influenciaram muito o artista neste período É desta fase uma de suas obras mais conhecidas “A persistência da Memória”, que mostra um relógio derretendo.

Em 1934, Dali casou-se com uma imigrante russa chamada Elena Ivanovna Diakonova, conhecida como Gala.


Em 1939, foi expulso do movimento surrealista por motivos políticos. Grande parte dos artistas surrealistas eram marxistas e justificaram a expulsão de Dalí, alegando que o artista era muito comercial.


Em 1942, Dali e sua esposa foram morar nos Estados Unidos, país em que permaneceu até 1948. Voltou para a Catalunha em 1949, onde viveu até o final de sua vida. 


Em 1960, Dali colocou em prática um grande projeto: o Teatro-Museo Gala Salvador Dali, em sua terra natal, que reuniu grande parte de suas obras.


Em 1982, com a morte de sua esposa Gala, Dali entrou numa fase de grande tristeza e depressão. Parou de produzir e se recusava a fazer as refeições diárias. Ficou desidratado e teve que ser alimentado por sonda. Em 1984, tentou o suicídio ao colocar fogo em seu quarto. Passou a receber o cuidado e atenção de seus amigos.


Dali morreu na cidade de Figueres, em 23 de janeiro de 1989, de pneumonia e parada cardíaca.



Remedios Varo
Nasceu em Anglès, Espanha, em 1908 e faleceu na Cidade do México, México, em 1963.
Maria de los Remedios Varo Uranga passou seus primeiros 8 anos viajando pela Espanha e norte da África até que sua família se acomodou na cidade de Madri, onde finalmente a jovem Remedios Varo teve uma educação mais contínua. O estudo da arte começou cedo para Varo que, influenciada pelas impressões e desenhos técnicos do pai engenheiro hidráulico, se matriculou ainda na adolescência em aulas de pintura na Academia de San Fernando.
Em meados da década de 30, Varo viaja para Barcelona onde entra em contato e se envolve com o movimento surrealista e, em 1937, ela se muda para Paris e  participa ativamente de diversas publicações e exposições surrealistas.
Em 1941, por conta da invasão nazista na França, ela e outros/as artistas se refugiaram no México. A américa central que era a princípio um destino temporário acaba sendo sua casa até o dia de sua morte.
O trabalho de Remedios Varo tem influência de diversas fontes, filosofias, estilos, e culturas, sendo alguns traços mais marcantes a mistura de influencias tanto do ocidente quanto do oriente (vale lembrar que sua viagens na infância e período vivido na Espanha a aproximaram da cultura islâmica); a alquimia, o ocultismo e misticismo; e a geometria e arquitetura sacra.
Olhando para as pinturas dessa artista hispano-mexicana nos deparamos com diversos mundos que não operam com a mesma lógica do lado de cá, do lado desperto, mas daquele outro mundo que adentramos nos sonhos. Talvez por isso, por mais que as imagens causem estranheza elas são também convidativas e, em algum grau, familiares. Como os sonhos, essas imagens contam histórias novas e com infinitos desdobramentos possíveis. Onde será que leva aquela escada? Se entrarmos por ali aparecemos naquela cidade em espiral? O que esse personagem vai fazer depois?
Diferentemente de pintores surrealistas com De Chirico, Magritte e Salvador Dalí, as pinturas de Varo apresentam maior quantidade e variedade de texturas e espaços mais escuros, possivelmente pela noite se relacionar à intuição e aos mistérios. Parece-me ainda que as texturas tornam os universos que ela retrata mais possíveis, mais táteis, sendo possivelmente o que torna suas pinturas mais familiares e aconchegantes (queria entrar em suas pinturas como o personagem no filme Sonhos de Akira Kurosawa entra nas de Van Gohg!).


















 Sergio Bustamante


Sergio Bustamante é um artista e escultor mexicano. Embora tenha nascido em Culiacan , Sinaloa , México , Sergio Bustamante viveu na Guadalajara área desde a infância. Em sua juventude, ele estudou arquitetura na Universidade de Guadalajara , mas abandonou essa busca quando seus talentos e interesses chamou-o para o artes plásticas e artesanato.Ele começou com pinturas e figuras de papel mache, inaugurando a primeira exposição de suas obras na Galeria Misracha na Cidade do México em 1966. No início de 1970, ele viajou para Amsterdã, onde ele desenvolvido seus talentos. Após seu retorno a Guadalajara, estabeleceu em 1975, juntamente com outros artistas, o "Studio Oficina da Família" em Tlaquepaque , Jalisco , México. Bustamante, enquanto trabalha, inicialmente focada em pintura e papel machê, seu talento levou, em meados dos anos 1970, à criação de esculturas em madeira e bronze, muitos temas animais refletindo. 1979 marcou a inauguração de projetos de móveis inovadores em madeira e vidro com detalhes em bronze, atualmente disponível em padrões distintos e os motivos. A criação de esculturas de cerâmica em meados de 1980 desde caminhos para o uso da cor e da forma de maneiras não exploradas anteriormente. Em 1992, o início de uma extensa linha de jóias requintadas em ouro, bronze e prata set, muitos deles com pedras preciosas e semi-preciosas e, novamente, muitas vezes refletindo temas animal, marcou uma nova direção e expansivo para suas criações. Neste mesmo ano, uma nova série de esculturas de papel machê foi introduzido. No novo milênio, Bustamante continua a explorar novos caminhos para a expressão de seus talentos mais criativos e talentosos.
Cada peça pertence a uma edição limitada e é criado à mão, portanto, único. Um certificado de autenticidade assinado pelo próprio artista é atribuído a cada escultura. Todos os trabalhos são de muito boa qualidade, e pedaços de tamanho pequeno e grande porte até quatro metros de altura estão disponíveis. O governo mexicano chegou a elegeu para presentes oficiais para governadores de estado e de altas personalidades. Desde 1960, Sergio Bustamante foi reconhecido internacionalmente no mundo das artes criativas e trabalhos manuais. Suas obras estão em demanda ao redor do mundo em países como México , Estados Unidos , Japão , Europa e, recentemente, a Rússia , dando a probabilidade que suas obras vão aumentar em valor ao longo dos anos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Comentário

Home